A apenas 122 km de Lisboa e a 214 do Porto, ecnontramos Nazaré, a vila portuguesa que ficou famosa pelo mundo inteiro por causa das suas ondas gigantes. Pertencente ao distrito de Leiria, a Nazaré é igualmente conhecida pela sua autenticidade e pelas tradições portuguesas e pela sua gastronomia que o fará "comer e chorar por mais" (como se diz em bom português).
Em 2011, o surfista Garrett McNamara colocou a Nazaré num dos destinos mais desejados pelos surfistas de todo o mundo quando surfou uma onda com 23,77m de altura, entrando para o Livro de Recorde do Guinness. As ondas gigantes da praia do Norte, que podem atingir os 30 metros, não passaram despercebidas e é hoje palco de um campeonato para os surfistas de todo o mundo surfarem as ondas gigantes e baterem, quem sabe, novos recordes.
Aproveite esta maravilha da natureza para fazer uma escapadela com amigos ou família e alugue uma autocaravana ou campervan na Yescapa e parta à descoberta das ondas gigantes da Nazaré. Para conhecer um pouco mais sobre as tradições e o que fazer na Nazaré, poderá aceder à nossa sugestão de itinerário no nosso blog.
Porque é que as ondas na Nazaré são assim gigantes? O fenómeno é natural, sendo o grande responsável o grande canhão da Nazaré. O canhão da Nazaré é um dos maiores canhões submarinos da Europa, e, é nada mais nada menos, que um buraco gigante no fundo do mar! No total são 227 km de extensão e 5000 metros de profundidade máxima.

Para ver este magnífico fenómeno da natureza na Nazaré, o melhor local para observar é junto ao farol na praia do Norte na Nazaré (Forte de São Miguel Arcanjo), do lado norte. Pode também apreciar esta maravilha da praia, descendo para o areal e desta forma tem outra perspectiva das ondas gigantescas.
A altura para ver as ondas gigantes da Nazaré, é no Outono e no Inverno, entre Outubro e Março.
Para ter a certeza que consegue ver, pelo menos um dia de ondas gigantes, é aconselhado a ficar alguns dias na região e acompanhar as previsões.
A previsão para ver as ondas é entre Setembro a Março e varia um pouco de ano para ano. Por norma o período entre Outubro e Novembro é ideal para ver ondas de tamanho médio.
Área de Serviço da Praia da Falca - Nazaré Parque de Campismo Orbitur Valado
Ainda com dúvidas? Veja este vídeo de uns franceses que viajaram de França a Portugal para ver as ondas gigantes da Nazaré. (vídeo em francês com legendas em inglês)

Alugue uma autocaravana ou campervan na Yescapa e parta à descoberta das ondas gigantes da Nazaré.
Maria L
Apaixonada por viagens, por descobrir novos destinos e culturas, estou sempre pronta para novas aventuras!
Ver artigos semelhantes
Onde viajar em Espanha em outubro?
Descubra um itinerário em autocaravana através da Rioja, entre vindimas, tradições e aldeias pitorescas. Outubro em Espanha é aquele momento suspenso entre o verão que se prolonga e o outono que se instala suavemente. O céu continua azul em muitas regiões, os dias oferecem ainda longas horas de luz, ideais para pegar na estrada, descobrir novos horizontes, fazer paragens e respirar os primeiros aromas da estação. As cores mudam, as multidões de verão desaparecem, e todo o país ganha vida com festas que celebram a terra, a cultura, as tradições e a gastronomia.
Visita a Aveiro em Autocaravana
Quando se fala de Aveiro é quase incontornável relembrar que a cidade portuguesa é conhecida como a “Veneza de Portugal”. E se é certo que há pontos de convergência entre as duas cidades, há também muito a descobrir em Aveiro que não se encontra na cidade italiana. Aveiro tem imensas particularidades e não faltam motivos para a visitar, desde a sua ria com os moliceiros aos famosíssimos ovos moles, a especialidade gastronómica da região. Por outro lado, não faltam os famosos canais e as pontes que os atravessam, numa cidade que cresceu ao sabor da geografia que a rodeia.
As mais belas aldeias do Alentejo para descobrir numa road trip
O Alentejo é uma das regiões mais autênticas de Portugal. Conhecido pelas planícies douradas a perder de vista, pela tranquilidade que se respira em cada esquina e pela hospitalidade das suas gentes, é também o lar de algumas das aldeias mais bonitas do país. Viajar por estas localidades é mergulhar em séculos de história, entre muralhas medievais, castelos imponentes, igrejas caiadas de branco e ruas estreitas que guardam o verdadeiro espírito alentejano.


