Autocaravana capucino
Allariz
4 viajantes
Novo
O Nordeste Transmontano é a região perfeita para uma escapadela em autocaravana, campervan ou furgão transformado e partir à descoberta em família, com a cara metade ou com amigos.
Junto à fronteira entre Portugal e Espanha, a região tem vindo a ganhar cada vez mais visitantes e a conquistar os turistas, nacionais e internacionais. A região, rica em monumentos históricos e em gastronomia, irá deliciar a sua passagem pelas terras transmontanas. Segundo os que por lá passam, o parque de Montesinho é uma paragem obrigatória.
Recomendamos que inicie este itinerário pelo Nordeste Transmontano a partir de Bragança. Se ainda não tem o seu próprio veículo para uma viagem nómada, visite a Yescapa e aproveite o aluguer de autocaravanas entre particulares em Bragança.
Junto ao castelo, a cidade tem uma área de estacionamento gratuita para autocaravanas, onde permite estacionar o veículo de lazer e ir conhecer a cidade tranquilamente. A área de estacionamento permite pernoita de até uma noite, totalmente gratuita e com acesso a água de forma a poder encher o depósito das águas limpas.
Bragança tem oferece a possibilidade fazer vários percursos pedestres, percursos que podem ser feitos em btt. O Município tem uma página destinada aos diversos percursos.

O Concelho de Mogadouro faz fronteira com Espanha ao longo do rio Douro. Aproveite o roteiro de autocaravana, e visite a vila de Mogadouro, onde é indispensável uma visita ao seu centro histórico e ao Castelo de Mogadouro. Mogadouro é também reconhecido pela sua gastronomia, pelo que recomendamos a posta de vitela transmontana.
Para esta escapadela de autocaravana recomendamos a passagem por Freixo de Espada à Cinta, situada na região demarcada do Douro. Deixe-se deslumbrar pela vista do alto do Miradouro de Penedo Durão, o imponente miradouro do concelho, onde se pode apreciar uma área que se estende para lá da fronteira espanhola. Caso a meteorologia o permita, recomendamos um mergulho na praia fluvial da Cungida, uma das praias fluviais preferidas do Nordeste Transmontano.
Antes de regressar a Bragança, faça uma paragem em Vimioso, e faça uma visita ao Castelo da aldeia de Algoso.
Pode aproveitar para se deliciar os fumeiros (alheira, salpicão, botelo) ou coma um cabrito assado.
De volta à cidade de Bragança, sugerimos a pernoita no Cepo Verde, parque privado do Nordeste Transmontano em Bragança. Certificado pelo ICNF como empreendimento de Turismo de Natureza e com o selo internacional de qualidade ambiental da “GreenKey”, é o verdadeiro paraíso para quem procura férias em contacto com a natureza.
O Cepo Verde encontra-se situado dentro do Parque Natural de Montesinho, podendo desta forma desfrutar de um dos maiores parques naturais de Portugal.
O Parque Natural de Montesinho é um dos maiores parques naturais de Portugal e está situado no Nordeste Transmontano, abarcando parte dos concelhos de Bragança e Vinhais.
O contraste das estações do ano é muito expressivo neste parque natural onde abundam espécies de animais como o lobo, o veado, o corço e inúmeras espécies de aves. Trata-se de uma zona de Natureza muito selvagem e inexplorada, com tradições genuínas ainda muito vivas como é o caso das festas de Inverno dos caretos e mascarados (nas aldeias de Varge, Baçal, Babe).
O Parque Natural de Montesinho tem também disponível a versão APP e um site para que seja mais fácil de percorrer e conhecer os percursos assinalados disponíveis.
Instalado no parque, pode fazer passeios dentro do parque, e desta forma não precisa de conduzir ou fazer vários quilómetros para visitar o parque. Escolha um dos vários passeios possíveis e descubra o Parque Natural de Montesinho. Ao pernoitar no parque Cepo Verde, pode deixar lá a sua autocaravana e fazer um percurso que mais se enquadra com a sua preferência. Os vários percursos pedestres circulares têm dificuldades diferentes, de baixa/média dificuldade, com cerca de 8km, pelo que pode escolher de acordo com o nível que pretende.
Este itinerário pelo Nordeste Transmontano pode ser feito durante uma escapadela em autocaravana, campervan ou furgão transformado durante um fim de semana, 3 ou 4 dias.
Alugue uma autocaravana em Bragança e que parta à aventura e renda-se ao turismo rural do Nordeste Transmontano.
Maria L
Apaixonada por viagens, por descobrir novos destinos e culturas, estou sempre pronta para novas aventuras!
Ver artigos semelhantes
Turismo rural perto do Porto: escapadinhas com charme e natureza
A região envolvente ao Porto oferece várias opções de turismo rural que combinam conforto, autenticidade e contacto com a natureza. Se está à procura de um refúgio tranquilo para relaxar longe da cidade, passar uns dias em ambiente rural pode ser a escolha ideal — seja para fins de semana a dois, férias em família ou até uma escapadinha cultural com bons vinhos e gastronomia local.
Para onde ir em Espanha em agosto?
Agosto aproxima-se a passos largos e a vontade de fugir à rotina começa a fazer-se sentir. Mas para onde ir em Espanha em agosto para combinar descanso, descoberta e, porque não, um pouco de frescura? Sem stress — encontrámos para si 3 itinerários espetaculares, perfeitos para uma escapadinha de autocaravana.
Destinos para Viajar em Família em Autocaravana
Viajar em família é uma experiência única, repleta de memórias que perduram por toda a vida. E quando se trata de escolher a forma perfeita de explorar novos horizontes com os seus entes queridos, poucas opções rivalizam com a liberdade e versatilidade de uma autocaravana. De praias paradisíacas a encantadoras aldeias rurais, Portugal oferece uma riqueza de destinos ideais para viajar em família. Vamos explorar juntos sete sugestões cativantes, adaptadas para famílias de todas as idades, incluindo crianças pequenas e avós.



