Manutenção de uma autocaravana: gestão das águas usadas

aguas sujas 1

Uma autocaravana é confortável: tem uma cozinha, mesa para refeições, camas, WC e até um duche (se não é proprietário, pode optar por alugar por Portugal ou na Europa).

A autocaravana permite-o aproveitar espaços abertos e variados, alguns irão inspirá-lo a contemplar e até a escrever poesia… A contrapartida deste conforto, é garantir por vezes a gestão necessária e utensílios que são menos poéticos e mais terra à terra. 

A gestão das águas usadas

Por exemplo, como encher o tanque de águas para a casa-de-banho? Como esvaziá-lo sem poluir e como voltar a encher com água simples e rapidamente?

As águas “cinzas”

Estas são as águas que provêm do duche e da pia. O reservatório de águas cinzas tem uma capacidade de aproximadamente 100L. Dependendo do seu uso e do número de pessoas, terão entre 2 a 5 dias antes de ter de voltar a enchê-lo. As águas cinzas encontram-se nos reservatórios situados debaixo da autocaravana. É necessário esvaziar essa água usada pelas torneiras, válvulas ou escotilhas, que fluem diretamente sob a autocaravana.  

Muitas áreas em Portugal não estão equipadas para que possa fazer o esvaziamento do tanque. E por isso, temos várias dicas para si. A mais comum é conectar uma mangueira na saída da torneira ou válvulas de escoamento.

⚠ Atenção! Nenhum esvaziamento deverá ser efetuado na via pública, ralos ou na natureza.

As águas “sujas”

  • Reservatórios móveis (10 a 25L)

O esvaziamento faz-se no exterior. É apenas necessário segurar a cassete e despejá-la tranquilamente e sem proteção, numa área específica para esse efeito. Os bicos de esvaziamento oferecem higiene e conforto. Atenção: não se deixe surpreender pelo peso da cassete. 

  • Reservatórios fixos “náuticos” (em média 40L)

Uma válvula colectora é fornecida para drenagem em instalações específicas, que são difíceis de encontrar em Portugal. 

Para evacuar este tipo de WC, existem várias soluções. A mais comum é ter um reservatório intermediário que fará a conexão entre o reservatório e o local de evacuação específico para as águas sujas nos locais de repouso. Assim como com as águas “cinzas”, vários métodos e astúcias estão disponíveis. Veja os fóruns especializados em autocaravanas, onde poderá encontrar informações em função do seu modelo específico.

Encher o reservatório de água 

O tanque de água tem uma capacidade média de 100L de água limpa, geralmente localizada no banco de trás. Esta água não é potável, opte pela água mineral se tiver sede. 

Onde encontrar água? Poderá encontrá-la nas áreas de autocaravanas, acampamentos, estações de serviço, fontes, estações de lavagem de viaturas, etc. 

É expressamente proibido retirar água das bocas de incêndio. Para reabastecer, deverá simplesmente encaminhar a água de um “terminal” através de um tubo até ao copo do respectivo depósito. 

De modo a poder encher o seu reservatório em qualquer parte, esteja equipado de tampas de extremidade de diferentes diâmetros, com um tubo comprido o suficiente, um funil e de tomadas conhecidas como “ladras”, pois permitem a ligação de todo o tipo de torneiras e saídas de água. 


Esperamos que este artigo tenha sido útil a todos os proprietários ainda amadores e também aos futuros locatários de autocaravanas disponíveis em www.yescapa.pt. Boa viagem a todos!

Maria L

Maria L

Country Manager Portugal

Apaixonada por viagens, por descobrir novos destinos e culturas, estou sempre pronta para novas aventuras!

Ver artigos semelhantes

comment stationner son camping car
Regras na estrada

Guia de estacionamento fácil de autocaravana

Quando conduzimos durante todo o dia vai existir um momento em que vai ser necessário fazer uma pausa para repousar. Encontrar um sitio onde estacionar pode parecer um quebra cabeças, mas, é mais fácil do que pensa. Apenas é necessário que conheça as regras básicas do país para poder estacionar sem ter qualquer problema com as autoridades e passar umas férias agradáveis. 

faca voce mesmo transformacao carrinha em autocaravana
Faça você mesmo

DIY: Transforme a sua carrinha numa autocaravana

É muito natural para aqueles que gostam de viajar em autocaravana que se comece a sentir uma particular vontade em se envolver mais nesse fantástico mundo. Muitos se entusiasmam com a ideia de comprar uma carrinha e personalizá-la ao seu gosto. Também é um "faz-tudo" e já anda a pensar nisso?

19429338670 d3413bf5db o 720x405 09f273d4 bb47 4fd2 8ad5 18375571cde1
Compra de uma autocaravana

Legalizar uma autocaravana comprada no estrangeiro

É cada vez mais frequente a compra de autocaravanas no estrangeiro, o motivo é principalmente o custo, os preços dos veículos em alguns países tendem a ser mais vantajosos do que em Portugal.