Sardenha em autocaravana

sardenha yescapa

A Sardenha é um dos destinos mais apreciados do mundo, graças às suas praias de areia fina e ao seu mar cristalino com milhares de tons de azul. As suas vilas autênticas, as tradições e a sua cultura, caracterizam a ilha com um charme único, desde há milhares de anos. 

Tanto privilegiado pelos italianos como os turistas, principalmente durante o verão, a Sardenha pode ser visitada em qualquer altura do ano. Todos os cantos da ilha devem ser explorados, desde a costa até ao interior, compõem um destino ideal para percorrer em autocaravana. 

Siga o nosso itinerário para percorrer a Sardenha em autocaravana e viva uma viagem inesquecível à descoberta dos tesouros sardenhos. 

A Costa Esmeralda

A primeira etapa do nosso itinerário em autocaravana é Olbia, onde podemos admirar soberbos edifícios do século XIX, como a Junta de Freguesia e a igreja de São Paulo. Perca-se nas ruas íngremes do centro histórico, visite a Mura Puniche e detenha-se também na praia principal de Pittolongu. 

Logo à saída de Olba em autocaravana, será encantado pelas paisagens: o azul do mar e o verde da floresta mediterrânea irão acompanhá-lo ao longo da estrada até ao Golfo Aranci. Deixe-se render pela beleza natural das praias. Poderá fazer uma excursão em barco para visitar soberbos riachos, como a Cala Moresca, onde poderá também passear a pé. 

Tente cruzar-se com as grandes celebridades, percorrendo o luxuoso Porto Cervo. A estação balnear mais conhecida da Sardenha é igualmente o destino favorito das estrelas de todos os cantos do mundo. 

Retome a estrada em autocaravana ao longo da costa. Admire a sua luxuosa vegetação e as típicas rochas brancas desta zona até Palau. Deixe a sua autocaravana nesta estação balnear e apanhe um ferry em direção a Madalena, a maior ilha deste arquipélago, classificado como Parque Natural. Aprecie a vista panorâmica do caminho que faz a tour da ilha e a beleza selvagem da natureza ao redor. Se tiver tempo, aconselhamo-lo a visitar as outras ilhas do arquipélago, tais como Caprera e Budelli, conhecida pela sua praia rosa. 

Com o seu centro histórico e o seu mercado de produtos típicos de artesanato local, Santa Teresa de Gallura é uma vila que merece ser visitada. Ao pôr-do-sol, poderá contemplar as falésias brancas de Bonifácio, Córsega, sendo tingida da cor vermelho-fogo. Castelsardo é uma vila que merece igualmente o desvio. Empoleirada numa falésia com vista para o mar, esta vila de pescadores irá transportá-lo para um outro tempo: as ruas estreitas e inclinadas, o odor a peixe e as redes de peixe emaranhadas, conferem autenticidade a esta cidade. 

A costa ocidental: de Asinara a Sinis

À borda das magníficas costas de Gallura em autocaravana, chegará à ponta norte-ocidental da ilha. A vila principal, Porto Torres, é ideal para começar uma estadia na Sardenha. De facto, aqueles que já possuem um veículo, podem embarcar com o mesmo num ferry desde Itália. Para os restantes, aconselhamo-vos a alugar uma autocaravana a um proprietário na Sardenha. 

Em seguida, dirija-se a Stintino, no norte de Porto Torres. Esta esplêndida localidade, caracterizada pelas praias de areia branca e um mar extremamente cristalino, irá parecer um paraíso! Como o destino é bastante turístico, será difícil encontrar um lugar para estacionar o seu veículo. Nós aconselhamo-lo a reservar com antecedência uma área para acolher o seu veículo em Stintino. 

A ilha de Asinara, conhecida como Parque Nacional, oferece uma natureza selvagem e preservada. É possível visitar a ilha a pé, através de excursões ou de bicicleta, mas também em barco. Aqueça-se nas magníficas praias e desfrute dos inúmeros pontos de vista panorâmicos para capturar as paisagens que são de cortar a respiração. Não saia de Asinara sem ter encontrado os burros brancos, típicos da ilha. 

Descendo até ao sul da costa ocidental, pare em Capo Cassia para admirar as falésias brancas que mergulham no mar azul-turquesa. Do promontório calcário da Capo, irá defrontar-se com 656 degraus de uma escada esculpida na rocha, que o levará à maravilhosa Gruta de Neptuno.

Deixe a estrada para descobrir as lindas paisagens e lugares arqueológicos reservados, antes de chegar a Alghero. Fortemente influenciada pela Catalunha no passado, esta vila possui até aos dias de hoje um forte laço com esta comunidade espanhola e brilha pela sua riqueza tanto artística como cultural.

Tome um aperitivo numa das vilas na costa e, durante o pôr-do-sol, jante um excelente prato de esparguete “à la bottarga”, uma especialidade mediterrânica. 

Retome o itinerário em autocaravana em direção a Bosa. A rota entre Bosa e Alghero casa-se perfeitamente com as curvas sinuosas do litoral com vista para o mar. Deixe-se maravilhar perante as espectaculares decorações que alternam entre recifes selvagens, mata e praias isoladas. Uma vez em Bosa, será fascinado pelas cores cintilantes das suas casas e do imponente castelo que domina a vila. Desfrute de uma agradável caminhada do rio Temo e detenha-se na praia de Bosa Marina, onde poderá contemplar um maravilhoso pôr-do-sol, saboreando um copo de Malvasia, um prestigiado vinho local.

A nossa estrada continua até ao sul e o próximo destino do nosso percurso na Sardenha é a Península de Sinis: um lugar natural único onde poderá praticar várias atividades a céu aberto.

Na nossa opinião, existem dois locais indispensáveis: a formação natural esculpida na rocha de calcário situada em S’Archittu e a incrível praia de quartzo Is Aruttas, também conhecida como Praia de Grão de Arroz. Dirija-se à ponte da Península de Sinis e visite o fantástico local arqueológico de Tharros. Continuando o caminho ao longo da Costa Verde em direção ao sul, descubra os locais intactos e autênticos onde poderá parar ou ainda mergulhar na cultura folclore e na cultura sardenha. 

O sul e o interior de Sardenha 

Descendo ao longo da costa, a próxima etapa do nosso percurso no sul da Sardenha é a Costa de Iglesiente. De Cala Domestica até à praia das Piscinas, a paisagem abrupta e íngreme, assim como a pitoresca cultura local, farão com que descubra uma Sardenha cheia de autenticidade. Antes de visitar a charmosa vila de Iglesias, nós aconselhamo-lo a parar para admirar o faraglione de 133m de altura. Este pedaço de rocha afastado do litoral é conhecido como Pan di Zucchero ou Pão de Açúcar em português. Não perca ainda a Ilha de Sant’Antioco, conectada à terra firme por uma pequena ponte. Aproveite para fazer uma excursão de barco e visite as praias paradisíacas.  

Continue em direção ao sol para a Estrada Panorâmica da Costa do Sul, uma soberba estrada costeira. Siga o itinerário na região de Sulcis para descobrir os extensos quilómetros de praia, frequentados por inúmeros surfistas antes de chegar a Chia. Nós aconselhamo-lo a fazer uma tour às dunas de Su Giudeu e Sa Colonia.

Não muito longe daí, a charmosa vila de Palu tem os seus braços abertos. Dirija-se até ao promontório vizinho para visitar o magnífico local arqueológico de Nora: uma antiga vila fenícia e romana.

Chegámos ao final do nosso itinerário mas para algumas pessoas, Cagliari pode ser um ponto ideal de partida para alugar um veículo na Sardenha graças ao seus incontáveis voos low cost. A capital sardenha é uma vila bastante característica com milhares de ruas, os seus recantos de arte e os seus sabores mediterrânicos. 

A partir de Cagliari, continue pela Estrada Panorâmica até Villasimius onde a vista sobre o Mediterrâneo é de cortar a respiração. Villasimius é um excelente casamento entre as praias paradisíacas e a luxuosa vegetação, com águas azul-turquesa e cristalinas que lembram as Caraíbas.

O nosso percurso continua em direção às praias da Costa Rei. A estrada a tomar pode ser um pouco arriscada em autocaravana mas as paisagens que verá a partir do seu veículo irão deslumbrá-lo.

Se quiser ter um vislumbre do charme do interior da Sardenha, continue a sua viagem até Orgosolo, uma vila decorada de inúmeros murais. Durante o seu caminho, não se surpreenda se se deparar com um rebanho de ovelhas que atravessam a estrada descuidadamente. Nos arredores, explore o Parque de Gennargentu, uma cadeia montanhosa que acolhe uma fauna e flora excepcionais.

Alugue uma autocaravana ou campervan em Yescapa e parta à aventura da Sardenha.

Maria L

Maria L

Country Manager Portugal

Apaixonada por viagens, por descobrir novos destinos e culturas, estou sempre pronta para novas aventuras!

Ver artigos semelhantes

nacional 2
Estradas excepcionais

A Mítica Rota da Estrada Nacional 2 em Autocaravana

A famosa Estrada Nacional 2 de Portugal, também conhecida como a Rota N2 ou EN2, é uma estrada que liga Portugal de Norte a Sul.

coimbra photo de couverture
Viagens na cidade

Visitar Coimbra - 10 locais a conhecer

Coimbra, cidade no centro de Portugal, conhecida por ser a cidade universitária. Mas os encantos de Coimbra não se perdem só na folia estudantil e vida universitária. Banhada pelo Rio Mondego, esta é uma cidade histórica, outrora palco de uma das mais belas histórias de amor portuguesa.

nordeste transmontano em autocaravana yescapa
Crush

Descobrir o Nordeste Transmontano em autocaravana

Nordeste Transmontano em autocaravana O Nordeste Transmontano é a região perfeita para uma escapadela em autocaravana, campervan ou furgão transformado e partir à descoberta em família, com a cara metade ou com amigos.