Visita a Évora em Autocaravana

o que visitar em evora

Em pleno Alentejo, a cidade de Évora é quase unanimemente considerada como uma das mais bonitas cidades portuguesas, reconhecimento esse que fica evidente por ter o seu centro histórico classificado como Património Mundial da Humanidade pela UNESCO desde 1986. Com um histórico legado deixado pela passagem dos romanos pela região, a cidade é mais do que convidativa a uma visita.

Para isso, recomendamos uma viagem por estrada pelo Alentejo, parando em Évora. Alugue já a sua autocaravana ou campervan em Évora na Yescapa, conheça as nossas sugestões e parta à descoberta da capital do Alentejo.

O que visitar em Évora

Uma viagem de autocaravana a Évora permitir-lhe-á descobrir todos os locais de interesse a visitar na cidade. Para descobrir as suas atracções, recomendamos-lhe que estacione a sua autocaravana para que possa explorar Évora a pé. 

Visite o Templo Romano

Templo Romano, Évora em autocaravana

A herança romana de Évora tem o seu expoente máximo no Templo Romano que se pode encontrar na cidade. O Templo Romano, também conhecido como Templo de Diana, é uma prova viva da presença ancestral dos Romanos na cidade, que outrora foi fundamental na romanização da Península Ibérica, uma vez que tinha uma localização privilegiada. Com dois milénios de história, este templo faz parte do imenso legado que o Império Romano deixou espalhado um pouco por toda a Europa. Próximo ao templo, poderá encontrar também o Jardim Diana, que é também um dos mais conhecidos marcos da cidade. 

Fotografe o Aqueduto de Évora

O Aqueduto de águas de Évora remonta ao século XVI, quando a cidade de Évora cresceu tanto que o abastecimento de água se tornou problemático. Com 18 km, o Aqueduto Água de Prata, como é oficialmente denominado, representa o desenvolvimento económico e cultural de Évora no final da Idade Média, época em que se consagrou como a segunda cidade portuguesa de maior relevo.

Deixe-se arrepiar na Capela Dos Ossos

A Capela dos Ossos é bem conhecida em Portugal, mas também noutras latitudes, uma vez que é frequentemente mencionada em artigos sobre curiosidades. Construída no Século XVII, dentro da Igreja de São Francisco, a Capela dos Ossos pretende relembrar que a vida é um bem precioso, mas frágil e transitório. Edificada com o intuito de dar resposta à superlotação dos cemitérios locais, a construção da capela partiu da iniciativa de três frades franciscanos, que pensaram em preencher o interior da capela com ossos de cadáveres, da parede ao tecto. Na entrada a inscrição bem visível não engana: “Nós ossos que aqui estamos, pelos vossos esperamos”.

Este é sem dúvida um dos locais mais sui generis e até temerosos da cidade de Évora, mas cuja visita é obrigatória, até porque é a segunda atração turística mais visitada de Évora.

Passeie pela Rua 5 de Outubro

A Rua 5 de Outubro é uma das mais populares de Évora, uma vez que é a principal artéria comercial da cidade. Ao longo de toda esta rua empedrada e rodeada das típicas casas de Évora encontrará lojas de souvenirs, artesanato e também poderá provar as Queijadas de Évora, um doce conventual típico da cidade. Sente-se numa esplanada e desfrute desta iguaria local, acompanhada por um cafézinho. 

Conheça a Sé Catedral de Évora

Sé Catedral, o que visitar Évora

A Sé Catedral de Évora é a maior catedral medieval de Portugal. Toda em granito, o edifício religioso marca a transição do estilo Romântico para o Gótico e a sua construção data de 1250. Suba ao terraço e vislumbre a vista panorâmica, porventura a mais privilegiada sobre a cidade. A Basílica Sé de Nossa Senhora da Assunção tem três naves interiores, um museu de arte-sacra e um riquíssimo acervo e claustro de estilo gótico. No terraço, uma vista imperdível da cidade de Évora. 

Visite as Ruinas Fingidas

As Ruinas Fingidas agregam materiais arquitectónicos de ruínas de vários pontos da cidade, que foram trazidas para este local para que pudessem ser contempladas num único espaço. Além da beleza histórica do espaço, é muitas vezes possível ver pavões que se passeiam pela zona e que lhe dão uma cor especial 

Conheça a Muralha Medieval

O centro histórico de Évora é considerado Património Mundial da UNESCO desde 1986, o que premia a excelência da conservação da cidade, nomeadamente no que diz respeito às muralhas que rodeiam todo o centro histórico e que datam do Século XIV.  Naturalmente, estas muralhas foram reconstruídas e até desviadas ao longo dos séculos, mas este é de facto um património histórico sem igual. 

Passeie no Jardim Público de Évora

Visite o Jardim Público de Évora, até porque é a porta de entrada para três dos mais importantes pontos turísticos da cidade, que são a Muralha Medieval, as Ruínas Fingidas (já abordadas acima) e o Palácio de D. Manuel, que foi muito frequentado por Reis portugueses, ainda que hoje apenas esteja de pé a Galeria das Damas, que naturalmente poderá visitar. 

Parque autocaravana em Évora:

Aqui estão algumas sugestões de parques de autocaravanas onde passar a noite em Évora.

Parque de Campismo Orbitur Évora

Morada: Estrada de Alcáçovas, Herdade Esparragosa, Évora

Camping Alentejo

Morada: Estrada Nacional 18, 7100-300 Évora Monte


Quer conhecer melhor o Alentejo? Leia o artigo sobre a Costa Vicentina em autocaravana

Maria L

Maria L

Country Manager Portugal

Apaixonada por viagens, por descobrir novos destinos e culturas, estou sempre pronta para novas aventuras!

Ver artigos semelhantes

porto   photo de couverture
Viagens na cidade

Visitar o Porto

A cidade do Porto é cada vez mais procurada por turistas, moderna e ao mesmo tempo histórica, esta cidade do norte fascina quem por lá passa. O Porto é a segunda cidade mais populosa de Portugal e também é quem deu nome ao país. Conhecida por "A Invicta", os seus habitantes são os "Portuenses", muitas vezes são chamados "Tripeiros" maioritariamente por habitantes do sul de Portugal, pelo facto de existir uma certa "rivalidade" saudável entre o Porto e Lisboa. Na cidade do Porto vai encontrar monumentos a visitar, ruas por descobrir, um povo acolhedor e uma boa comidinha para alegrar o seu estómago.

escapadela romantica ate veneza
Viagens na cidade

Escapadela romântica até Veneza

Considerada uma das cidades mais românticas do mundo, Veneza é o destino de eleição para muitos apaixonados. Resolvemos escrever este artigo sobre os pontos de interesse de Veneza destinado a quem gostava de ir ou está à planear ir até à cidade italiana. 

ponte das palmas, badajoz
Viagens na cidade

Viagem de Autocaravana a Badajoz, Espanha

“Ó Elvas, ó Elvas, Badajoz à vista”, já dizia a muito conhecida música de Paco Bandeira, que versa sobre a proximidade entre as duas cidades e os dois países. Badajoz é conhecida como a “cidade-irmã” de Elvas. Na região espanhola da Extremadura, Badajoz convida a uma visita sem pressas e tem como trunfos muralhas e monumentos, riqueza artística e patrimonial, além das sempre convidativas festividades e gastronomia espanhola. Badajoz tem a muralha mais extensa de Espanha, que remonta à herança milenar desta cidade, cuja fundação remonta ao já longínquo século IX. Do topo das suas muralhas, uma vista privilegiada sobre os rios Guadiana e Rivilla estende-se pelo horizonte e deixa clara porque a cidade foi erigida entre os dois rios, que servem de protecção natural perante os inimigos de outros tempos. Alugue a sua autocaravana ou campervan em Yescapa, de preferência na altura do Outono ou Primavera, e parta à descoberta desta bela cidade do interior espanhol.