As melhores praias fluviais para visitar em autocaravana

richard de ruijter khdcqq7uyh4 unsplash

Portugal é muito conhecido pelas suas cidades e pela sua belíssima costa oceânica, locais onde se concentra grande parte da afluência turística, mas o país tem muito mais para oferecer. Se gosta de trilhos a pé, ciclismo, canoagem, caiaque ou pesca, encontrará uma enorme oferta, de norte a sul do país. E grande parte dessa experiência na natureza passa pela extensa rede de praias fluviais, que embelezam o país com as suas águas cristalinas, bosques, piscinas, cafés e bares locais. Alugue a sua autocaravana em Yescapa  e aventure-se em mergulhos de água doce, seguindo as nossas sugestões (deixamos uma sugestão por região). Pronto para se fazer à estrada? 

Praia Fluvial no Norte (Ponte de Soeira)

Nem todas as praias fluviais são iguais e isso é evidente na praia fluvial de Ponte de Soeira, sobretudo porque faz fronteira com o Parque Natural de Montesinho, que é um dos maiores de Portugal. Nesta acidentada região de Trás-os-Montes, onde a natureza é particularmente inspiradora, as montanhas de xisto e granito formam vales profundos e as florestas de carvalhos são o lar de imensas espécies. Saliências rústicas de rocha ao longo do rio Tuela levam a uma lagoa natural calma com águas rasas: a praia de Ponte de Soeira, que foi galardoada com a Medalha de Ouro da Quercus pela excelente qualidade das suas águas. 

A histórica cidade de Bragança é um local ideal para se acomodar. A apenas 25 minutos a leste ao longo da N103, durante mais da metade da viagem vai conduzir ao longo dos limites do Parque Natural de Montesinho, uma viagem que vale por si mesma.

Praia Fluvial no Centro (Cardigos)

Às vezes parece que, com todo o verde e ar puro, uma praia fluvial não é muito mais do que um pequeno riacho com um estacionamento e um local de piquenique por perto. Cardigos oferece as comodidades extras onde poderá descansar tranquilamente. Com áreas para piquenique, churrasqueiras cobertas e um bar, a verdadeira atração aqui não deixa de ser a transparência da água. Esta praia, localizada a menos de 5 minutos da freguesia de Cardigos, está localizada junto à barragem de Vergancinho e poderá escolher o ambiente que lhe agrada mais, dado que a praia dispõe de uma zona relvada com sombra natural e um espaço com areia e chapéus de palha.

Apenas 25 minutos a noroeste na N244, a cidade da Sertã é o local perfeito para passar uma ou duas noites. Poderá pernoitar na ASA Sertã - Junto ao complexo desportivo do sertanense. 

Praia Fluvial em Leiria (Poço Corga) 

🚐 Autocaravanas para alugar em Leiria

Situada no rio Pêra em Castanheira de Pêra, distrito de Leiria, esta bucólica praia fluvial foi premiada pela acessibilidade e qualidade da água. Um velho carvalho dá sombra à área de piquenique adjacente à praia e quando se cansar de aproveitar as água doces do rio, recomendamos que visite o Museu Lagar do Corga para conhecer a forma como o azeite era produzido em tempos idos. Poderá explorar as ruínas romanas na aldeia do Rabaçal e provar o famoso e imperdível queijo local, feito com leite de cabra e ovelha.

Pernoite em Figueiró dos Vinhos ou Pedrogão Grande, na Área de serviço para autocaravanas em Figueiró dos Vinhos ou no Parque de Campismo de Pedrogão Grande e conheça de autocaravana a região mais interior de Leiria.

Praia Fluvial perto de Lisboa (Agroal)

🚐 Autocaravanas para aluguar em Lisboa

Se deseja resolver algum problema de saúde este até pode ser o local ideal. Agroal é bem conhecido por seu frio terapêutico, dado que as suas águas são recomendadas para o tratamento de doenças de pele como psoríase e eczema, bem como problemas gastrointestinais. As comodidades locais incluem piscina, spa, solário, restaurantes, geladaria ou até um anfiteatro ao ar livre. A verdadeira atração aqui é, como não poderia deixar de ser, a transparência das suas águas, nesta que é mesmo uma das mais famosas praias fluviais do país pelas suas especificidades terapêuticas

A praia fluvial do Agroal fica a apenas 20 km de Ourém e a apenas pouco mais de uma hora de Lisboa. Uma belíssima praia com propriedades únicas que o vai ajudar a um merecido descanso para a mente e corpo.

Praia Fluvial Alentejo (Mourão)

🚐Autocaravanas para alugar no Alentejo

Em pleno Alqueva, são muitas as fantásticas praias onde se pode refrescar nas estações quentes, que são especialmente calorosas nesta região interior do Alentejo. Não é fácil escolher a melhor praia fluvial criada pela barragem do Alqueva, mas destacamos a Praia Fluvial do Mourão, que fica situada numa pequena ilha e cujo acesso é possível através de uma ponte pedonal de madeira, que liga ao estacionamento e ao sempre convidativo parque de merendas. Além do esperado areal, a praia tem também uma área relvada, onde poderá observar o pôr-do-sol sob o Guadiana, que é algo que não deverá de todo perder. 

A barragem do Alqueva fica a cerca de 50 minutos de Évora, onde poderá pernoitar e cuja visita à cidade recomendamos largamente. Poderá igualmente pernoitar no Parque de Campismo Orbitur de Évora.

Alugue a sua autocaravana ou campervan em Yescapa.pt e parta à descoberta das praias fluviais em Portugal.

Maria L

Maria L

Country Manager Portugal

Apaixonada por viagens, por descobrir novos destinos e culturas, estou sempre pronta para novas aventuras!

Ver artigos semelhantes

aveiro em autocaravana
Viagens na cidade

Visita a Aveiro em Autocaravana

Quando se fala de Aveiro é quase incontornável relembrar que a cidade portuguesa é conhecida como a “Veneza de Portugal”. E se é certo que há pontos de convergência entre as duas cidades, há também muito a descobrir em Aveiro que não se encontra na cidade italiana. Aveiro tem imensas particularidades e não faltam motivos para a visitar, desde a sua ria com os moliceiros aos famosíssimos ovos moles, a especialidade gastronómica da região. Por outro lado, não faltam os famosos canais e as pontes que os atravessam, numa cidade que cresceu ao sabor da geografia que a rodeia. 

circuit bretagne camping car itineraire 1140x400
Estradas excepcionais

Roteiro pela Bretanha em autocaravana

Se tem sede de aventura e novidade, venha descobrir os tesouros da mais bela região da França, fazendo um circuito pela região da Bretanha em autocaravana. Aqui encontrará os melhores locais para conhecer bem como indicações de áreas onde pernoitar, dicas imprescindíveis para uma roadtrip excecional. Venha connosco!