Conhecer a Costa Alentejana de autocaravana

lagoa de santo andre

Não existe melhor destino de férias do que o Alentejo para poder passas uns dias em pleno repouso. No alentejo vai encontrar uma qualidade de vida jamais vista em outro local, umas belíssimas paisagens e uma gastronomia riquissimo que irá satisfazer o seu paladar. Conheça o melhor da costa alentejana com quatros paragens obrigatórios, desde Sines até à Zambujeira do Mar.

Costa Alentejana no seu melhor

Para quem vem de Lisboa, aconselhamos que comece a sua viagem a partir do Estuário do Sado, este roteiro é um dos mais bonitos. Existem duas opções, poderá porseguir a viagem pela estrada ou ir até à cidade Setúbal e apanhar um Ferry-Boat que vai até à Peninsula de Troia já situada no região do Alentejo. Este barco é especifico para viagens com veículos, ao chegar a Tróia vai perceber o quanto a paisagem é linda e de cortar a respiração. Com uma mistura da cor verde das árvores com o azul do oceano não vai se arrepender em ter escolhido este roteiro. Alugue uma autocaravana e conheça a costa alentejana e todas as suas localidades pitorescas. 

Continue o seu caminho e faça paragens nas praias da zona, as mais conhecidas são a praia do SolTroia, a praia principal de Troia onde vai poder encontrar uma zona mais turistica com uma marina desenvolvida e um casino. A praia da Comporta é muito conhecida por quem practica surf, por causa das belas ondas do oceano, a água é azul turquesa e areia clarinha, na Comporta aproveite para provar o peixe da zona e coma uns petiscos como as amêijoas à Bulhão Pato, passe também por o Carvalhal. 

Começemos a visita da Costa Alentejana...

Sines

Sines é uma bela paragem para alegrar a sua barriga, para além de ter belas praias, o ponto forte de Sines é a gastronomia. Na cidade vai encontrar vários restaurantes, a escolha vai ser dificil pois têm todos um ar muito apetitoso! A cozinha típica de Sines tem como base o peixe e o marisco, prove os pratos típicos da região, como a açorda de marisco e a feijoada de búzios. É no litoral do Alentejo onde se como as melhores migas com peixo frito e um arroz de mexilhão ou de marisco. Para além de peixe e marisco, em Sines vai poder provar os doces regionais como os "Vasquinhos"e as "Areas de Sines". 

No que toca a praia e sol, vai poder ir ao banho na praia de Morgável, a praia da Costa Norta, a praia Vasco da Gama ou a praia de São Torpes. Para poder disfrutar ao máximo a costa alenteja faça a viagem de autocaravana para estar em total liberdade e visitar cada ponto de interesse.

Porto Covo

Porto Covo uma vila reconhecida a nível turístico, seduz os visitantes sobretudo por causa das suas fantásticas praias de água transparente e de uma areia fina. As praias são de um areial pequeno, envolvidas por rochas. Para além das praias de Porto Covo, tais como a praia da Samoqueira, praia da Serra da Aguia ou praia da Foz não pode perder uma visita à ilha do Pessegueiro. A nível gastronómico, Porto Covo continua com os pratos típicos de peixe mas também é típico pratos quentes de porco preto ou a típica carne de porco à alentejana.

Aproveite para dar um passeio até ao centro da vila com as típicos casinhas brancas e azuis, visite o Largo Marquês de Pombal, as pequenas lojas regionais e descontraía ao respirar o ar puro da vila Alentejana.

Vila Nova de Milfontes

Assim como a vila de Porto Covo, Vila Nova de Milfontes também é uma localidade turística, esta pertence ao município de Odemira. Vila Nova de Mil Fontes guardou a sua beleza natural, junto à foz de Mira e a grandes estensões de areia. Esta vila tem muito ambiente noturno durante o verão com bares e discotecas da zona, durante a tarde visite as lojas com produtos regionais e compre umas pequenas lembranças da vila. O centro da vila é o tradicional alentejano, com pequenas casas pintadas de branco que dão claridade à vila para além da temperatura super agradável da zona. Não perca a visita ao Forte de São Clemente, uma fortificação militar de Vila Nova de Mil Fontes. As praias mais famosas são a praia do Malhão, a praia de Alteirinhos, a praia do Farol e a praia de Almograve.

Em Vila Nova de Milfontes existem vários parques de campismo onde poderá passar a noite a descansar na sua autocaravana. 

Zambujeira do Mar

A cerca de 25 km a sul de Vila Nova de Milfontes encontra-se a Zambujeira do Mar, a vila que acolhe no mês de Agosto um dos maiores festivais de verão de Portugal, o Festival Meo Sudoeste. Nesta vila vai poder encontrar praias cobertas por falésias escarpadas, praias desérticas procuradas por surfistas. Vai poder descobrir o paraíso português nas praias da Zambujeira do Mar, começemos por a praia dos Machados de seguida a praia da Amália que é muito procurada durante a época do festival MEO Sudoeste mas muito mais tranquila fora dessa época. Continue o seu roteiro até à praia do Cavaleiro, uma pequena praia (típica da costa alentejana), e ainda uma praia mais selvagem como a praia da Pedra da Bica por exemplo.

Aproveite o Festival Meo Sudoeste durante o mês de Agosto e visite a Zambujeira de Mar com a sua autocaravana. Para quem não proprietário de um veículo de lazer faça o aluguer de autocaravanas a través da Yescapa! 

Foto principal : discover Portugal

Veja as autocaravanas que temos para si no nosso site : www.yescapa.pt 

Vai de viagem e ainda não tem o seu guía? Descarregue o nosso guía de viagens pela Europa gratuitamente : Dicas para uma viagem pela Europa de autocaravana! 

Maria L

Maria L

Country Manager Portugal

Apaixonada por viagens, por descobrir novos destinos e culturas, estou sempre pronta para novas aventuras!

Ver artigos semelhantes

passaporte douro
Crush

Passaporte Douro: Descobrir o Douro em autocaravana

O Passaporte Douro promete fazê-lo descobrir a região do Douro de uma forma muito especial. Embarque nesta viagem com a Comunidade Intermunicipal do Douro (CIM Douro) e a Yescapa e descubra a gastronomia e a riqueza histórica e arquitetónica. 

circuit bretagne camping car itineraire 1140x400
Estradas excepcionais

Roteiro pela Bretanha em autocaravana

Se tem sede de aventura e novidade, venha descobrir os tesouros da mais bela região da França, fazendo um circuito pela região da Bretanha em autocaravana. Aqui encontrará os melhores locais para conhecer bem como indicações de áreas onde pernoitar, dicas imprescindíveis para uma roadtrip excecional. Venha connosco! 

geres22
Crush

Roteiro em Autocaravana no Gerês

Para quem aprecia explorar um cenário de montanha e floresta com a “casa às costas”, o Gerês é o destino perfeito. Com amigos ou em família, o Parque Nacional da Peneda-Gerês oferece uma biodiversidade vasta e é considerado uma das regiões verdes mais bonitas de Portugal, o que lhe vale o reconhecimento como “reserva  mundial da biosfera” por parte da UNESCO. Ideal para os mais aventureiros, o Gerês reserva um infindável leque de surpresas. Dos cantinhos mais conhecidos aos mais inexplorados, use calçado confortável e parta à descoberta do melhor que esta região tem para oferecer. A poucos quilómetros de Braga, onde poderá alugar uma autocaravana ou campervan através da Yescapa, suba a bordo e usufrua da mobilidade que o veículo lhe permite para explorar o vasto Parque Nacional da Peneda-Gerês.