Conhecer a Costa Alentejana de autocaravana

Não existe melhor destino de férias do que o Alentejo para poder passas uns dias em pleno repouso. No alentejo vai encontrar uma qualidade de vida jamais vista em outro local, umas belíssimas paisagens e uma gastronomia riquissimo que irá satisfazer o seu paladar. Conheça o melhor da costa alentejana com quatros paragens obrigatórios, desde Sines até à Zambujeira do Mar.

Costa Alentejana no seu melhor

Para quem vem de Lisboa, aconselhamos que comece a sua viagem a partir do Estuário do Sado, este roteiro é um dos mais bonitos. Existem duas opções, poderá porseguir a viagem pela estrada ou ir até à cidade Setúbal e apanhar um Ferry-Boat que vai até à Peninsula de Troia já situada no região do Alentejo. Este barco é especifico para viagens com veículos, ao chegar a Tróia vai perceber o quanto a paisagem é linda e de cortar a respiração. Com uma mistura da cor verde das árvores com o azul do oceano não vai se arrepender em ter escolhido este roteiro. Alugue uma autocaravana e conheça a costa alentejana e todas as suas localidades pitorescas. 

Continue o seu caminho e faça paragens nas praias da zona, as mais conhecidas são a praia do SolTroia, a praia principal de Troia onde vai poder encontrar uma zona mais turistica com uma marina desenvolvida e um casino. A praia da Comporta é muito conhecida por quem practica surf, por causa das belas ondas do oceano, a água é azul turquesa e areia clarinha, na Comporta aproveite para provar o peixe da zona e coma uns petiscos como as amêijoas à Bulhão Pato, passe também por o Carvalhal. 

Começemos a visita da Costa Alentejana...

Sines

fonte : Trover

Sines é uma bela paragem para alegrar a sua barriga, para além de ter belas praias, o ponto forte de Sines é a gastronomia. Na cidade vai encontrar vários restaurantes, a escolha vai ser dificil pois têm todos um ar muito apetitoso! A cozinha típica de Sines tem como base o peixe e o marisco, prove os pratos típicos da região, como a açorda de marisco e a feijoada de búzios. É no litoral do Alentejo onde se como as melhores migas com peixo frito e um arroz de mexilhão ou de marisco. Para além de peixe e marisco, em Sines vai poder provar os doces regionais como os "Vasquinhos"e as "Areas de Sines". 

No que toca a praia e sol, vai poder ir ao banho na praia de Morgável, a praia da Costa Norta, a praia Vasco da Gama ou a praia de São Torpes. Para poder disfrutar ao máximo a costa alenteja faça a viagem de autocaravana para estar em total liberdade e visitar cada ponto de interesse.

Porto Covo

fonte : Time Out Lisboa

Porto Covo uma vila reconhecida a nível turístico, seduz os visitantes sobretudo por causa das suas fantásticas praias de água transparente e de uma areia fina. As praias são de um areial pequeno, envolvidas por rochas. Para além das praias de Porto Covo, tais como a praia da Samoqueira, praia da Serra da Aguia ou praia da Foz não pode perder uma visita à ilha do Pessegueiro. A nível gastronómico, Porto Covo continua com os pratos típicos de peixe mas também é típico pratos quentes de porco preto ou a típica carne de porco à alentejana.

Aproveite para dar um passeio até ao centro da vila com as típicos casinhas brancas e azuis, visite o Largo Marquês de Pombal, as pequenas lojas regionais e descontraía ao respirar o ar puro da vila Alentejana.

Vila Nova de Milfontes

Fonte : Vortex Magazine

Assim como a vila de Porto Covo, Vila Nova de Milfontes também é uma localidade turística, esta pertence ao município de Odemira. Vila Nova de Mil Fontes guardou a sua beleza natural, junto à foz de Mira e a grandes estensões de areia. Esta vila tem muito ambiente noturno durante o verão com bares e discotecas da zona, durante a tarde visite as lojas com produtos regionais e compre umas pequenas lembranças da vila. O centro da vila é o tradicional alentejano, com pequenas casas pintadas de branco que dão claridade à vila para além da temperatura super agradável da zona. Não perca a visita ao Forte de São Clemente, uma fortificação militar de Vila Nova de Mil Fontes. As praias mais famosas são a praia do Malhão, a praia de Alteirinhos, a praia do Farol e a praia de Almograve.

Em Vila Nova de Milfontes existem vários parques de campismo onde poderá passar a noite a descansar na sua autocaravana. 

Zambujeira do Mar

Fonte : iStock

A cerca de 25 km a sul de Vila Nova de Milfontes encontra-se a Zambujeira do Mar, a vila que acolhe no mês de Agosto um dos maiores festivais de verão de Portugal, o Festival Meo Sudoeste. Nesta vila vai poder encontrar praias cobertas por falésias escarpadas, praias desérticas procuradas por surfistas. Vai poder descobrir o paraíso português nas praias da Zambujeira do Mar, começemos por a praia dos Machados de seguida a praia da Amália que é muito procurada durante a época do festival MEO Sudoeste mas muito mais tranquila fora dessa época. Continue o seu roteiro até à praia do Cavaleiro, uma pequena praia (típica da costa alentejana), e ainda uma praia mais selvagem como a praia da Pedra da Bica por exemplo.

Aproveite o Festival Meo Sudoeste durante o mês de Agosto e visite a Zambujeira de Mar com a sua autocaravana. Para quem não proprietário de um veículo de lazer faça o aluguer de autocaravanas a través da Yescapa! 

Foto principal : discover Portugal


Veja as autocaravanas que temos para si no nosso site : www.yescapa.pt 

Vai de viagem e ainda não tem o seu guía? Descarregue o nosso guía de viagens pela Europa gratuitamente : Dicas para uma viagem pela Europa de autocaravana!